Benetunes

Menu
  • Notícias
  • Artigos
  • Documentários
  • Sobre

domingo, 26 de junho de 2016

#AgoraTocando: Gojira - Magma

By Benevides de Souza19:24:00

Um dos grandes pecados que cometi na vida foi ter chegado atrasado naquele Monsters of Rock de 2013 no Brasil. A única atração do dia que perdi foi justamente a do Gojira. Não consigo afirmar que o som deles é algo totalmente original (acredito que deva ter alguma banda similar), mas os franceses sabem ser extremamente autênticos, a ponto de você escutar um trecho de alguma música deles e saber que aquilo é do Gojira.

O primeiro destaque de Magma é a ideia de fazer um CD rápido, curto e com poucas canções longas. Esse conceito é algo que funciona e muito! É como se elevasse o fator repeat do disco em cinco vezes, pois é fácil de ouvir a parada de cabo a rabo. Isso é muito bem aplicado em 'The Cell', por exemplo. Curta, direta e impactante. Obviamente, não é somente nisso que o trabalho se sustenta.

O tom profundo e denso do álbum com certeza deve ter sido influenciado pela morte da mãe de Joe e Mario Duplantier durante a sua produção. Isso fica claro já na faixa de abertura, 'The Shooting Star', onde a música é muito pesada e melancólica, diria até que chega a ter um clima meio fúnebre, tamanha a carga de emoção que ela passa. O lado mais prog da banda também se faz presente, especialmente na faixa título. 'Magma' nos remete a algo mais psicodélico através dos efeitos da guitarra e do reverb no vocal suave de Joe. 

E por falar em guitarras, é outro ponto que merece bastante destaque. Eu simplesmente pirei (ou melhor, ainda estou pirando!) com os riffs e distorções das guitars! São extremamente agressivos e têm um encaixe perfeito no contorno emocional do álbum, não soando deslocado ou fora de contexto em nenhum momento. Particularmente, destaco o finalzinho de 'Pray' e 'Only Pain' (essa última ainda possui uma linha de baixo espetacular).

Enfim, o sexto álbum do Gojira é denso, dinâmico e pesado tanto tecnicamente quanto emocionalmente falando. Sabendo muito bem explorar esse tom profundo sem cair na chatice e que, apesar de conter apenas dez músicas, te leva a escutá-lo inúmeras vezes quase que sem pular nenhuma faixa, tudo isso sem perder a identidade da banda. Resumindo, mais um discaço de 2016!





  • Vídeos
  • Mais Lidas

NOVA MÚSICA DO DISTURBED

Mais Lidas

  • Pop: Por que todas músicas são iguais?
    Quantas vezes você ligou o rádio e, mesmo que não tenha dedicado muito da sua atenção ao que está sendo tocado, teve a estranha sensação ...
  • #AgoraTocando: Architects - All Our Gods Have Abandoned Us
    Há pouco mais de dois anos lembro de estar no facebook e, uma das páginas sobre bandas djent que acompanho, compartilhou uma música re...
  • #AgoraTocando: Gojira - Magma
    Um dos grandes pecados que cometi na vida foi ter chegado atrasado naquele Monsters of Rock de 2013 no Brasil. A única atração do dia q...

Curta

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Benetunes | Powered by Blogger
Design by Flythemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com