Fala, fala, galera! Hoje vou fazer uma reflexão que me veio durante aquela entrevista bem tosca do Fred Durst no The Noite do Danilo Gentili, no SBT. Eu sou um puta fã do Limp Bizkit, uma das bandas mais odiadas de todos os tempos (pra mim, eles ganham esse título fácil). E, olha... tem gente que não tem noção de como é difícil ser fã desses caras nos tempos de hoje. E quando eu digo FÃ, significa que a sua relação com aquela banda ou artista é bem diferente de tantas outras que você escuta. E é nesse ponto que quero chegar.
No dia, eu estava vendo televisão e parei pra ver um filme na TNT. Chequei até que horas ia e pensei: "Ótimo, vai terminar o filme e logo em seguida começa o The Noite!". Assim que a parada acabou, troquei de canal e fiquei esperando encerrar o Programa do Ratinho. Foi a partir daí que me dei conta do que estava acontecendo. Eu estava na sala, gelada, porque tava bem frio, esperando o Ratinho acabar enquanto o Roupa Nova tocava (não, não gosto deles) e totalmente consciente de que o Danilo Gentili iria fazer um monte de pergunta idiota pra um integrante de uma banda que há muito tempo só vem me decepcionando e que logo depois estaria no YouTube. Esse era meu lado racional falando. O lado fã dizia: "Eu não acredito que o Fred Durst vai dar entrevista na TV aberta! Puta que pariu, eu tenho que ver isso!". Acho ainda que por eu escutar muito Metal é um ingrediente a mais, visto que esse tipo de música estará eternamente no underground e só vez ou outra ele dá as caras em mídias mais populares.
Percebe o que estou querendo dizer? Quando essa relação de admiração com a música daquela banda/artista se estabelece de tal maneira que, mesmo quando eles já não produzem nada que preste há anos, você sempre vai consumir algum conteúdo deles. Não importa se for novo ou velho, ruim ou bom, você consome. E na minha opinião, é isso que difere ser realmente fã de apenas curtir o som. Quando apenas ouvir não basta, você assiste ou lê entrevistas, vai em festival e aguenta um monte de banda que não gosta pra ver os seus ídolos, enfim, acompanha tudo mais de perto de forma que aquilo passa a ter uma relevância maior na sua vida. Se tu ainda tá acompanhando é porque aquilo de algum jeito é importante.
Há quem pense que "se é fã, tem que aceitar e apoiar a banda sempre". Sinceramente, considero um raciocínio bem cego e sem senso crítico algum. Se essa banda não receber umas bordoadas de vez em quando de quem realmente os apoia, ela nunca vai ter um incentivo pra levar um conteúdo de qualidade pra essa galera. Sem contar que isso abre portas pra comportamentos de total exploração dessas pessoas que apenas querem um som de qualidade, pois como eu disse antes, quem é fã sempre vai consumir conteúdo.
E pode apostar que os músicos prestam atenção no que falam sobre o que eles produziram, ainda mais hoje em dia com as redes sociais em que deixam eles mais próximos do contato com o público. Assim como nós, ouvintes, eles também não apreciam certas músicas ou álbuns que lançaram. Um exemplo rápido de como a reação do público pode ter um grande impacto é o St. Anger do Metallica. Ou o Architects que destetaram tanto o The Here and Now que pouco tempo depois trataram de gravar outro álbum pra "consertar" a cagada. O próprio Limp Bizkit acha o seu primeiro disco "uma merda", sendo que na minha opinião é um clássico absoluto! Por isso, saber distinguir o que é positivo e negativo no seu grande ídolo pode ser decisivo no conteúdo final que chegara a você.
Acompanho bem de perto três bandas (que me considero realmente fã) e quando elas fazem algo realmente bom saio espalhando pra todo mundo, compartilhando links, discutindo com outras pessoas de como aquilo é ótimo além de infinitos repeats nas músicas. Mas também quando é ruim, nunca deixo de demonstrar a minha indignação quanto aquele conteúdo produzido. Infelizmente, nenhuma dessas três bandas ultimamente tem me agradado muito, só que a esperança é a última que morre, né? E se me falarem que vai aparecer trinta segundos do Limp Bizkit em uma matéria do Jornal Nacional, adivinha quem vai parar pra assistir de qualquer jeito? ¯\_(ツ)_/¯